Porque é que o cabelo cai mais no Outono?!

Olá malta, tudo bem?

Dando continuidade à nossa rubrica sobre queda de cabelo, hoje vamos falar de queda do cabelo sazonal.

Porque é que o cabelo cai mais no Outono?!

15914167_eOW5m

Certamente, já todos ouviram alguém mais velho dizer que “cai a folha cai o cabelo”,  é bem verdade, durante o Outono dá-se uma mudança natural do cabelo, derivado ao nosso metabolismo. Vários estudos realizados, dizem que o cabelo cai mais no Outono e na Primavera, que é onde existem mais substituições capilares.

Chama-se queda sazonal a este tipo de queda. Já todos nós nos apercebemos que nesta altura os cabelos ficam mais frágeis e quebradiços, devido a uma carência de vitamina B12, vitamina D, originando assim uma fragilidade do bolbo piloso.

Esta queda também tem outros fatores, como a pouca exposição ao sol, raiz mais húmida, excesso de vitamina A, entre outras.

Mas, Catarina esta queda tem tratamento? Existe alguma forma preventiva??

Sim, claro que sim!

  1. Tudo no nosso corpo é determinado pela nossa alimentação e o cabelo não é excepção, uma alimentação saudável rica em vitaminas, proteínas, ferro e minerais é  fundamental;
  2. Máscaras à base de ingredientes naturais, por exemplo  uma mistura de gemas de ovo com azeite extra virgem e algumas gotas de limão. Entre outras;
  3. Deixar descansar o cabelo, evitando submetê-lo a tratamentos técnicos, como pinturas, permanentes ou a utilização de placas para alisar e modelador de caracóis, secador;
  4. Usar shampoo e condicionador adequado ao tipo de cabelo;
  5. Não lavar o cabelo todos os dias;
  6. Não dormir nem  prender o cabelo enquanto este estiver molhado;
  7. Não lavar o cabelo com água muito quente, pois as altas temperaturas fragilizam o cabelo e couro cabeludo deixando-o mais fraco e ressecado;
  8. Fazer uma exfoliação do couro cabeludo, para remover células mortas que possam estar a tapar os poros.
  9. Após terminar o Verão é aconselhado que se faça um corte das pontas duplas e ressecadas pelo sol, para que este fique mais saudável.
  10. Evitar o uso de gorros, chapéus ou toucas para não abafar constantemente o couro cabeludo, deixe o cabelo apanhar um pouco de sol.

É importante salientar, que antes de qualquer coisa temos de saber se esta queda é normal ou não, tendo em atenção à quantidade, sabe-se que é normal perder entre 50 a 100 fios de cabelo por dia.

Posso adiantar que para uma queda de cabelo sazonal o tratamento é de um mês e depois aplica-se um tónico fortificante. Para uma queda mais acentuada, o tratamentos é com o uso de shampoo e ampolas anti-queda durante 3 meses.

Se vir que a quantidade de perda de cabelo é acentuada, aconselho a consultar um especialista, só este saberá de que tipo de queda se trata bem como os tratamentos.

Bem pessoal espero que tenham gostado deste post e que seja útil para todos.

Partilhem aqui se têm esse problema com a queda de cabelo e quais os tratamentos que já utilizaram!

Mil beijinhos

P.S: não se esqueçam de me seguir nas redes sociais e subscreverem-se no canal do youtube 😉

Leave Your Reply

*